28/08/2015

Crianças e adolescentes se reúnem em competição similar ao Freio de Ouro

Alto nível e maior competitividade vão marcar prova que revela novos nomes da raça Crioula

Crianças e adolescentes, futuros ginetes da raça Crioula, participam a partir da quinta-feira, dia 3 de setembro, do Freio Jovem. A prova, que ocorre no Parque Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer, é inspirada no Freio de Ouro, a maior competição de seleção do cavalo Crioulo, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e integra a programação oficial da raça Crioula na feira.

A diferença está na presença de jovens aspirantes a ginetes de ambos os sexos, assim como a não utilização de novilhos nas provas de campo devido aos riscos. Por isso, no lugar da paleteada foram criadas provas sem gado em que é avaliada a movimentação do ginete e do cavalo. Segundo Rafael Geisf Terra, coordenador da Subcomissão Jovem da ABCCC, a expectativa para este ano é muito grande. “Ano a ano as provas do Freio Jovem estão aumentando o nível, com os jovens ficando mais competitivos”, afirma. 

Terra lembra ainda que esta competição tem o objetivo de sentir como os jovens estão trabalhando na raça. “É emocionante ver a vibração da família e o que a raça traz para o jovem, que cria expectativa de competitividade”, salienta.

O número de participações no Freio Jovem vem aumentando, com novos nomes sendo revelados. Terra lembra que muitos que saíram das categorias infantil, juvenil e aspirante, hoje são profissionais de nome da raça Crioula e Freio de Ouro, como o ginete Fábio Teixeira da Silveira. Os vencedores do Freio Jovem serão definidos na sexta-feira, 4 de setembro.

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação
Texto: Rejane Costa/AgroEffective