23/07/2014

Brasília define últimas vagas ao Freio de Ouro 2014

Jurados esperam etapa acirrada pelas oito posições para a grande final



Chegou a hora de definir as últimas vagas para a grande decisão do Freio de Ouro 2014. E a Capital Federal será a sede da classificatória. De 25 a 27 de julho, o Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília (DF), vai receber os conjuntos que vão decidir as oito últimas vagas para a final do ciclo deste ano, que ocorre no final de agosto durante a Expointer, em Esteio (RS).

E a disputa das posições para a grande final promete ser acirrada segundo os jurados. Para Marco Antônio Stumpf, que vai avaliar os machos juntamente com Álvaro Dumoncel e André Luiz Narciso Rosa, as provas em Brasília geralmente são marcadas por serem bem disputadas. "É a terceira vez que vou julgar uma classificatória em Brasília. Acredito que será uma etapa forte por ser a última e aberta", afirma.

A visão também é compartilhada pelo jurado das fêmeas Jean Mendes, que será responsável pelo julgamento com Jorge Rosas Demiate Junior e Rodrigo Albuquerque Py. Ele também já julgou provas na Capital Federal e salienta a qualidade dos competidores. "O crescimento e o nível das provas na região não deixam a desejar a qualquer outra classificatória do ciclo. Além disso, a pista da prova é muito boa", avalia.

O vice-presidente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), José Luiz Laitano, acredita que o grande volume de animais que vai participar da última classificatória mostra a importância que os criadores dão para estar na final do Freio de Ouro. No total, serão 51 conjuntos que entrarão em pista, sendo 22 fêmeas e 29 machos. O dirigente da entidade reforça também a participação de criadores do centro do país nesta etapa classificatória. "Esta seletiva em Brasília é uma aposta que a ABCCC fez para a expansão da raça Crioula pelo país", explica.

Criadores do Sul do país também marcarão presença na etapa. A ABCCC subsidiou o frete para 12 interessados que se inscreveram na classificatória. Brasília também será sede da Morfologia Passaporte para a Expointer, que será julgada por André Luiz Narciso Rosa. O Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Banrisul e Vivo, além do apoio de Supra e Biscoitos Zezé. A promoção é da ABCCC e do Canal Rural.


Confira a programação


23 de julho
10h - Concentração de Machos
12h - Término da entrada dos animais - Passaporte
14h - Admisssão Morfologia Passaporte
 
24 de julho
08h - Início Julgamento Morfológico Passaporte
12h - Término da entrada dos animais - Classificatória
14h - Grandes Campeonatos Julgamento Morfologico Passaporte
16h30min - Exame de Admissão Classificatória
18h - Término do Exame de Admissão Classificatória
 
25 de julho
08h - Julgamento Morfológico Classificatória - Fêmeas
10h - Julgamento Morfológico Classificatória - Machos
13h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Fêmeas
18h - Reunião Núcleos região 08
 
26 de julho
08h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas - Machos
13h - Prova de Mangueira - Femeas/Machos
15h30min - Prova de Campo - Fêmeas/Machos
21h - Leilão DKP Crioulos do Brasil
 
27 de julho
09h - Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova Campo)
12h - Encerramento e entrega de Prêmios


Foto (classificatória de 2013): Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação