30/07/2015

Thales Marino e Giulia Scampini treinam com bicampeão olímpico no German Friendships

Evento internacional de fomento à geração futuro do hipismo conta com presença da ministra da defesa alemã Ursula von der Leyen, entre outras autoridades, cavaleiros Top 10 da Alemanha e dirigentes do hipismo alemão e internacional.


O German Friendships no Bexter Hof em Herford, na Alemanha, entre 28/7 e 2/8, já está em pleno andamento. Nessa quarta-feira, 29/7, os jovens talentos brasileiros Thales Marino, campeão brasileiro mirim 2015, e Giulia Scampini, bicampeã americana junior 2013/2004, participam de uma sessão de treino com o bicampeão olímpico alemão Lars Nieberg, ouro por equipes em Altanta 1996 e Sydney 2000. A dupla também está acompanhada por Caio Sérgio de Carvalho, coordenador das equipes brasileiras de Salto.

Durante o Internacional de Salto, principal atração na programação do evento bianual organizado pelo renomado cavaleiro alemão Ulrich Meyer zu Bexten, 98 conjuntos de 31 países - 53 juniores e 34 mirins - saltam o desafio armado por Frank Rothenberger, atual course-designer do CHIO Aachen, mais tradicional evento do hipismo mundial na Alemanha. A hashtag #FriendshipsNotChampionships (amizade, não competição) define bem o espírito do evento que teve sua primeira edição em 1999.

"O Germanfriends tem grande relevância internacional, com presença de Ursula von der Leynen, ministra da defesa e esportes, Breido Graf zu Rantzau, presidente da Federação Equestre Alemã, do prefeito de Herford Tim Kähler, entre outras autoridades municipais e federais", comenta Constantino Scampini, diretor das categorias de base da Confederação Brasileira de Hipismo, que acompanha sua filha na Alemanha.

Renomados cavaleiros tops alemães como Ludger Beerbaum, Lars Nieberg, Marcus Ehning, Meredith Michaels-Beerbaum, Marco Kutscher, Christian Ahlmann, Eva Bitter, Franke Sloothaak, Otto Becker e os anfitriões Ulrich Meyer zu Bexten e Lars Meyer zu Bexten costumam ministrar clínicas e dão importantes dicas. Para o multicampeão olímpico Beerbaum, "Germanships equivale ao Concurso de Aachen para a juventude."

São muitas as atividades paralelas incluindo, por exemplo, uma clínica para o manège ou Escola de Equitação que trouxer o maior número de torcedores para a prova treino nessa quarta-feira, 28/7, e a noite tem festa. Na quinta-feira a noite convidados, que chegam de carruagem e onibus, serão recepcionados na na prefeitura de Herford. Na sexta-feira até domingo, 31/7 a 2/8, acontecem as disputas por equipes das categorias Children e Junior.

Giulia, 18, e Thales, 14, ambos sócios da Sociedade Hípica Paulista, estão entre os convocados para defender o Brasil nos Campeonato Americano e Sul Americano da Juventude, de 6 a 8/11, na Argentina.



Carola May / SHP
Foto: Luis Ruas / Brasil Hipismo