30/10/2014

Sul-Americano de CCE em Barretos define vagas para os Jogos Pan-Americanos de Toronto

Prova de adestramento, a primeira da competição, está marcada para 9h desta sexta-feira (31/10)

Começa hoje (30/10), em Barretos -SP, no Haras Horse Cross, o Campeonato Sul-americano de CCE (Concurso Completo de Equitação, que reúne provas de adestramento, cross country e salto). Dez conjuntos nacionais participam da competição, sendo que quatro deles representam o Brasil na disputa por equipes, que garantirá aos dois primeiros colocados a vaga para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, em Toronto. O evento, organizado pela CBH (Confederação Brasileira de Hipismo) sob chancela da FEI (Federação Equestre Internacional), vai até domingo (02/11) e também contará com equipes de Argentina, Chile e Uruguai.

O concurso tem início hoje com a inspeção veterinária dos cavalos e a primeira prova, de adestramento, está marcada para 9h de sexta-feira. No sábado, a partir das 9h, serão realizadas as provas de cross-country e no domingo, a partir das 13h, as provas de salto. Ao final das três disputas, serão conhecidos os dois países classificados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, no ano que vem.

Para buscar a vaga no Pan, os cavaleiros Marcio Carvalho Jorge/Coronel ou Coeur, André Parro/Super Star, Serguei Fofanoff/ Pavo Estiva ou Pavo Yankee Dapper, Henrique Pinheiro/ Land Quenotte, Marcio Appel/ Cross Rock e Jefferson Sgnaolin/ Búlgaro foram pré-selecionados pelo técnico neozelandês Mark Todd, que definirá os quatro titulares que vão às pistas hoje à tarde, depois da inspeção veterinária. Além deles, Luiz Felipe Silveira/Harmony do Cach, Marcelo Tosi/ Honorat, Reinado Vidotto/ Black Vulcan e Jesper Martendal/ Land Jimmy também estarão no interior paulista, competindo no individual.

"Quando comecei a trabalhar com o Brasil, há quase dois anos, percebi um time muito forte e com muita vontade de crescer. E nós evoluímos muito nesse período, conquistando um ótimo resultado nos Jogos Equestres Mundiais, na França. Estou muito confiante para esse Sul-Americano, mas também penso lá na frente, no Pan-Americano e nos Jogos Olímpicos. Queremos brigar para estar entre os melhores em todas as competições", destaca o técnico Mark Todd, neozelandês bicampeão olímpico e eleito pela FEI o melhor cavaleiro do século 20 no CCE.

O CCE do Brasil vive de fato um momento de muito crescimento e ótimos resultados. Nos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, no final do agosto, a equipe brasileira terminou em sétimo lugar, o melhor resultado na história na competição, superando países com tradição no esporte como Nova Zelândia, Estados Unidos e Bélgica. Vale ressaltar que o Brasil disputou a competição com apenas três conjuntos e sem descartes.

"Acredito que todos os brasileiros chegam muito bem e com grandes chances de garantir uma medalha e, o mais importante, a vaga no Pan. Se mantivermos o nível apresentado nos Jogos Equestres, há pouco mais de um mês, brigaremos pelo ouro", destaca o cavaleiro Marcio Carvalho Jorge.

Serviço:

Sul-Americano de CCE - 30/10 a 02/11
Local: Haras Horse Cross, localizado no Sítio Santa Maria, em Barretos -SP
Como chegar: Chegando em Barretos, pegar a Rodovia Assis Chauteabrian sentido Guaíra e seguir em frente até encontrar uma placa indicando "Distrito Industrial". Entrar nessa estrada e seguir sentido Cidade Maria. Seguindo as placas indicando LVF, terá uma entrada à esquerda da rodovia, onde começa uma estrada de terra. Após fazer a curva obrigatória à esquerda, o primeiro portão à direita é a entrada do Haras Horse Cross.

Programação:
31/10 - A partir das 9h - Prova de Adestramento
01/11 - A partir das 9h - Prova de Cross-country
02/11 - A partir das 13h - Prova de Saltos



MktMix Assessoria de Comunicação