22/02/2013

João Victor Oliva estreia em Grande Premio e garante índice para os Jogos Mundiais

Sete conjuntos brasileiros alcançam índice para os Jogos Equestres Mundias de 2014 no IRDM, foram meses de preparação para a realização da primeira seletiva rumo aos Jogos Equestres Mundiais da Normandia, França, em 2014.

Festa e muita emoção no Meeting Ilha Verde 2013, evento que movimentou a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), de 16 a 19 de maio, registrando um novo marco da modalidade de dressage no Brasil

Nas pistas, um dos momentos mais aguardados do Adestramento foi o Grand Prix, realizado na tarde de sexta-feira 17, prova válida como seletiva para os Jogos Equestres Mundiais, considerada a “Copa do Mundo do cavalo”.

Em busca do índice mínimo de 64%, a nova geração de atletas deu um show, mantendo a formação de conjuntos, formando novos ou estreando.

Na ala dos conjuntos (cavalo/cavaleiro) já conhecidos estavam Luiza Tavares de Almeida e Pastor - únicos representantes da América Latina na disputa individual por medalhas nas Olimpíadas de Londres 2012 e membro da equipe nos jogos panamericanos de Guadalajara 2011 – dos também panamericanos de Guadalajara Rogério Clementino montando Bravíssimo e Manuel Tavares de Almeida Neto com Viheste, além de Pia Aragão com Vade-Mecum Interagro. Formando novo conjunto esteve Pedro Almeida que mostrou entrosamento perfeito com Samba, montaria que rendeu vários títulos para Luiza Almeida.

No time dos estreantes em Grand Prix destaque para João Victor Marcari Oliva montando Signo dos Pinhais, um Puro Sangue Lusitano criado nos campos de Luis Ermírio de Moraes. No final da prova, dos sete conjuntos inscritos, cinco conquistaram o índice: os irmãos Tavares de Almeida, Roger Clementino e João Victor Oliva.

O júri foi formado por Mariette Whitages (Bélgica), Leif Tomblad (Dinamarca), Raphael Saleh (França), César Leopardo (Argentina) e Cláudi Mesquita (Brasil).

Os campeões do Adestramento
CDI Junior
Luiza Magalhães montando Thor NP venceu nos três dias de competição.
CDI Young Riders
Antonio Victor Marcari Oliva montando Xerife do top venceu nos três dias de prova; foi vice-campeão com Zodiac dos Diamantes na sexta e sábado, faixa que Victor Trielle Ávila montando Vencedor JB conquistou no domingo, na prova de Freestyle.
CDI 3*
No Concurso de Dressage Internacional (CDI3*), o Prix St. Georges abriu a disputa mais acirrada do meeting Ilha Verde com vitória de João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais, tendo Bruno Moreira, de Portugal, montando Saloio como vice.

No Grand Prix, válido como seletiva, os irmãos Tavares de Almeida ocuparam o lugar mais alto do pódio, com Luiza Almeida montando Pastor como campeã e Pedro Almeida com Samba como vice.

No sábado 18, a manhã foi reservada para as provas Intermediária e o Grand Prix Special. João Victor Marcari Oliva montando Xamã dos Pinhais venceu na Intermediária e Pia Aragão com Zepelim Interagro ficou com a faixa de vice. No Grand Prix Special, Manuel Tavares de Almeida montando Viheste (AR) ocupou o primeiro lugar do pódio e seu parceiro de time Edneu Senhorine com Xaparro do Vouga foi o vice.

O domingo 19 foi reservado para o Freestyle, a bonita apresentação de João Victor Oliva com Xamã dos Pinhais garantiu ao cavaleiro do Ilha Verde Team a nota mais alta de toda a competição, 70,800%, e o título de campeão da Intermediária I, onde Pia Aragão com Zepelim Interagro foi vice-campeã. No Grand Prix Freestyle, os irmãos Tavares de Almeida voltaram a disputar o primeiro lugar do pódio, ocupado por Pedro Almeida montando Samba em pequena vantagem sobre Luiza Almeida e Pastor que registraram, respectivamente, 70,100% e 70,025% de notas finais.

Fonte: Rute Araujo
Foto: Paulo Guimarães/Divulgação