01/04/2016

Desde criança Alfonsina Maldonado sonha em representar seu país nos Jogos Paraolímpicos

Um percurso cheio de obstáculos e vitórias, cada dia um desafio!

A história de Alfonsina Maldonado já emociona desde sua infância. Todas suas dificuldades físicas foram superadas por um sonho: o de ser amazona.

Quando tinha seis meses, Alfonsina sofreu uma forte queimadura em todo o seu corpo e para além de um tratamento extremamente duro e longo durante toda a sua infância e continuado em adulta, Alfonsina já efectuou mais de 15 cirurgias plásticas e sua mão esquerda teve de ser amputada.

Para os Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, Alfonsina Maldonado tentou sua classificação mas por poucos pontos não conseguiu. Com o apoio de várias pessoas, em especial do Mestre Francisco Cancella de Abreu, Alfonsina conseguirá cumprir seu sonho este ano no Rio 2016.

O cavalo Da Vinci de CalREy foi entregue à Alfonsina em Maio de 2015, sem ter tido antes qualquer experiência de competição. Foi Alfonsina que o debutou em Ponte de Lima em Junho, fez mais um concurso nacional e directamente ao CDI de Arezzo em Itália, onde obteve as primeiras qualificações Olímpicas com sobradas médias cerca dos 65%.

O Da Vinci de Cal Rey é um Hannover filho do vice campeão da Europa Desperados cedido pela amiga da Alfonsina, Laia, tem 9 anos e tem como características, para além de mais de 1,80m de altura 3 andamentos de enorme qualidade, energia disponível inesgotável. No inicio esta energia era acompanhada de reações bastante violentas, agora graças ao trabalho da Alfonsina ajudada pelo Mestre Luís Negrão e ao ambiente saudável nos paddocks do Hipódromo da Bairrada, conseguiram controlar apresentando-se no último concurso de nacional de Alfeizerão um novo Da Vinci sem stress na box e muito mais montável que anteriormente.

“Competitivamente nos JO o problema reside no facto dos paraolímpicos de nível 4 montam cavalos reformados de Grande Prémio super rotinados e o Da Vinci tem apenas "cultura" de nível médio à tangente do que se exige pelo que uma qualificação no meio da tabela será muito honrosa para o conjunto no Rio 2016” menciona Mestre Francisco Cancella de Abreu.

Alfonsina teve de esperar até ao último momento para saber se tinha vaga e foi com grande emoção que recebeu a notícia:

“El premio mas grande es sentir como otros comparten mi alegría. Sentir que mi sueño ya es de muchos. Ayer fue muy grande la emoción. Sentir que este momento resume muchos años de mi vida. Años de esfuerzo, de trabajo, de vencer obstáculos, de perseguir un sueño. Agradezco cada paso del camino recorrido, de todos aprendí la lección necesaria para continuar. Hoy estoy más cerca de Río porque descubrí que el único límite que existe son nuestros pensamientos. Los obstáculos están para vencerlos. Y los sueños para cumplirse. Gracias a todos por ser parte de mi sueño.”

Esta será a primeira vez na história da paradressage que o Uruguai estará presente nos Jogos Paraolímpicos.