29/08/2014

Brasil coloca dois cavaleiros de Enduro no Top 20 de 166 no Mundial 2014

A quinta-feira, 28/08, também foi marcada por um trágico acidente no Enduro; Concurso Completo de Equitação estreou com o primeiro dia de provas de adestramento

Nem a chuva fina que caiu durante a largada desanimou os 166 cavaleiros e amazonas de 47 países que partiram para os 160km pela histórica região de Sartilly, na Normandia. Resistência e força dos conjuntos são as palavras chaves desta modalidade, que tem cerca de 6.000 cavaleiros e 10.000 cavalos registrados ao redor do mundo. A equipe brasileira foi representada por André Vidiz, Fabrício Bagarolli, Rafael Salvador, o jovem Rodrigo Barreto, de apenas 18 anos, e Ana Carla Maciel, a única mulher da equipe.

Disputada em apenas um dia, o enduro teve largada às 7h, tendo um dos pontos altos o trecho da baía do Mont Saint-Michel, Patrimonio Mundial da UNESCO. Durante o dia, a chuva deu lugar ao sol, colocando ainda mais a prova, o preparo físico dos conjuntos. Dos 166 que largaram apenas 33 passaram para o quinto e último anel, entre eles dois brasileiros: Rafael Salvador e André Vidiz. A medalha de ouro ficou com o Sheik Hamdan bin Mohd Al Maktoum / Yamamah, dos Emirados Árabes Unidos que terminou o percurso em 8h8m28s, seguido pela holandesa Marijke Visser / Laiza de Jalima em 8h19m07s. O bronze foi para Abdulrahman Saad A.S Al Sulaiteen / Koheilan Kincso, do Catar, em 8h56m23s. O melhor resultado do Brasil foi de Rafael Salvador com SM La Turca, na 16ª posição, chegando em 10h09m42s com André Vidiz e Numismat Endurance, terminando na 18ª colocação em 10h10m17s, confirmando dois atletas do Brasil entre os 20 melhores do mundo.

"É incrível poder estar entre os melhores do mundo, eu sempre sonhei com isso desde que comecei no enduro. Foi uma das provas mais difíceis que eu já fiz até hoje. Muito técnica e de muita paciência", comentou o mineiro Rafael Salvador, de 26 anos.

Mas o dia também foi marcado por um trágico acidente com o conjunto formado pela amazona Cláudia Romero Chacon e Dorado, da Costa Rica. Ainda no primeiro trecho, o cavalo bateu a cabeça numa árvore e morreu na hora. A amazona costa-riquenha foi levada ao hospital para cirurgia. O quadro é grave mas estável, segundo último comunicado da FEI.

A quinta-feira também foi de estreia no CCE, modalidade olímpica que contempla o adestramento, cross country e salto, no Haras du Pin, também conhecido como Palácio de Versalhes dos cavalos, Sob o comando do neozelandês Mark Todd, considerado um dos melhores atletas de CCE do mundo e dono de seis medalhas olímpicas, entre elas duas de ouro, o Brasil entrou em pista com Marcelo Tosi e com o jovem Gabriel Cury, estreante em competições oficiais pelo Brasil. Tosi montando Eleda All Black recebeu a pontuação de 60.11%, terminando em 32º lugar o primeiro dia. Gabriel Cury no dorso de Grass Valley estreou somando 61.00%, na 30a colocação. Amanhã é o dia de Ruy Fonseca entrar no picadeiro.

"Eu senti um friozinho na barriga, mas foi um frio gostoso e acho que consegui um ótimo resultado para a estreia. Agora é focar no cross, que está um percurso muito técnico. Mas nossos cavalos estão preparados e vamos entrar para ajudar o time, não pensando muito no tempo e sim na equipe", contou Gabriel.

O Brasil não terá descartes na prova por equipes, já que está competindo com três conjuntos após a ausência de Márcio Jorge com problemas veterinários da sua égua. A liderança após o primeiro dia do adestramento é do britânico William Fox Pitt / Chilli Morning com 75%, seguido do alemão Michael Jung com Fischerrocana Fst com 72,89%. A Alemanha lidera a competição por equipes, seguido de Nova Zelândia em segundo e Grã Bretanha e Estados Unidos empatados em terceiro.


Resultado Enduro

1º Sheik Hamdan bin Mohd Al Maktoum / Yamamah - 8h8h28s
2º Marijke Visser / Laiza de Jalima - 8h19m07s
3º Abdulrahman Saad A.S Al Sulaiteen / Koheilan Kincso - 8h56m23s. 
16º Rafael Salvador / SM La Turca - 10h09m42s
18º André Vidiz / Numismat Endurance - 10h10m17s


Resultado CCE - 1º dia Adestramento

1º William Fox Pitt / Chilli Morning (GBR) - 75.00%,
2º Michael Jung / Fischerrocana Fst (ALE) - 72,89%
30º Gabriel Cury / Grass Valley (BRA) - 61.00%
32º Marcelo Tosi / Eleda All Black (BRA) - 60.11%


Fonte: CBH/MktMix
Foto de Rafael Salvador com  SM La Turca, melhor brasileiro na competição com uma importante 16ª colocação by Luis Ruas