23/05/2015

Portadores de autismo, Down e microcefalia participam de evento esportivo em São Paulo

Pacientes de Equoterapia participam da 3ª Etapa Metropolitana de Salto e Salto para Iniciantes na modalidade pré-esportiva.

No próximo dia 24 de maio, quatro pacientes da Associação de Equoterapia Educacional Texas Ranch, portadores de autismo, Síndrome de Down e microcefalia participam da 3ª Etapa Metropolitana de Salto e Salto para Iniciantes, evento certificado pela Federação Paulista de Hipismo, que acontece na Hípica Manège Alphaville, parceiros da Associação, em Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. Eles realizam o circuito pela modalidade pré-esportiva, a terceira das quatro fases da Equoterapia, conduzindo os cavalos com a orientação de instrutor e terapeuta, e levam medalhas no final da competição.

“É uma oportunidade ímpar para mostrar que são capazes. Eles superam suas limitações, ganham em qualidade de vida sentem muita alegria por poderem fazer parte de eventos como este”, afirma a fundadora da Texas Ranch, Elizabeth Melani.

Este já é o terceiro torneio organizado pela Hípica Manège, em 2015, que conta com a participação dos pacientes da Associação e a entidade já confirmou a presença em outras três etapas até o final do ano. Os participantes estão disputando a categoria “Percurso”, que é uma modalidade para inserir o atleta nas competições. Embora seja a porta de entrada para o esporte, ela já contabiliza pontos para o ranking geral.  “Essa parceria é fruto de um trabalho que fazemos há oito anos com total seriedade e responsabilidade. É extremamente importante integrar nossos praticantes”, enfatiza Elizabeth.

Para José Batista Filho, sócio-diretor da Hípica Manège Alphaville, a presença do Texas Ranch, é um marco para o crescimento do esporte, pois mostra que o hipismo é uma modalidade aberto a todas as pessoas. “É importante inserir todos no esporte e fazer com que cada um, juntamente com o cavalo, supere suas limitações”. Batista também destaca a importância da competição no desenvolvimento clínico dos praticantes. “Disputar o torneio é uma grande motivação para que cada um supere seus limites”, completou.

Benefícios - A Equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Entre os principais benefícios, estão o auxílio no reestabelecimento da coordenação motora; equilíbrio; ajuste postural; concentração; aumento de força e tônus muscular; estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva; estimulação do funcionamento dos órgãos internos; estimulação da linguagem verbal e corporal; aumento da autoestima, da autoconfiança e do afeto; socialização e bem-estar.

Não só indicada para o tratamento de patologias mais graves, a Equoterapia pode também ser usada em casos como stress, fobias, distúrbios de aprendizagem e timidez. No entanto, é sempre indicada uma consulta prévia com especialistas antes de iniciar qualquer tipo de programa. “Os pacientes precisam ter indicação médica e ter sido submetidos à avaliação fisioterápica e/ou psicológica, para checagem se estão aptos ao atendimento Equoterápicos, devido a algumas contraindicações”, alerta Elizabeth.

A 3ª Etapa Metropolitana de Salto e Salto para Iniciantes acontece no próximo dia 24 de maio e faz parte da Copa Claro Alphaville de Hipismo. O evento acontece na Hípica Manège Alphaville a partir das 9h30. Mais detalhes: www.hipicamanegealphaville.com.br

Texas Ranch - Localizado em Itapecerica da Serra, na grande São Paulo, o Centro de Equoterapia Texas Ranch é especializado no tratamento destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais na região. A instituição foi fundada pelo casal Elizabeth e Sergio Melani em 2007, com o objetivo de proporcionar a melhora na qualidade de vida dos adeptos por meio do contato com os cavalos e a natureza. A atividade ajuda no desenvolvimento de crianças e adultos nas áreas de saúde e educação. Além de patologias como paralisia cerebral, sequelas de AVC, síndrome de Down, timidez, estresses, fobias, entre outros. Atende mensalmente cerca de 70 pacientes por meio de convênios com as prefeituras dos municípios  de Itapecerica da Serra e de Embu das Artes e patrocinadores; conta com uma equipe experiente de profissionais habilitados e qualificados, entre eles, fisioterapeutas, psicólogos, psicopedagogos, assistente social, veterinários e instrutores de equitação, treinados para atender as mais diversas necessidades. Mais informações: www.equoterapiatexasranch.com.br ou pelo telefone (11) 4667-9980.


Camila Barini - CBS Comunicação