20/08/2014

Cavalgada das Cavalgadas marca nova era do Campolina

Tanto quanto um andamento nobre e confortável, os campolinistas prezam pela beleza racial. É uma característica importante, que diferencia o Cavalo Campolina das demais raças e torna sua presença imponente, seja num concurso de marcha, cavalgada ou atividade de lazer. Um marco atual em sua história de quase um século e meio é o desejo dos criadores em moldar nela um cavalo completo. E para comemorar este momento sublime, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Campolina (ABCCCampolina) promove de 4 a 6 de setembro, a “Cavalgada das Cavalgadas”, onde são esperados mais de 200 participantes. O ponto de partida será a cidade de Tiradentes (MG), com destino à Entre Rios de Minas, onde nasceu a raça, cujo trajeto sempre passará pela Estrada Real e suas paisagens exuberantes.

Essa congregação dos criadores coincide com a semana do feriado do Dia da Independência, 7 de setembro. Em celebração a essa data tão importante, no dia 03 de setembro, às 19 horas, parte da comitiva se reunirá na Praça Largo do Sol (Tiradentes/MG), para relembrar um dos primeiros movimentos sociais contra a dominação portuguesa na época do “Brasil Colônia”, a Inconfidência Mineira. Após a execução do Hino Nacional, em frente ao monumento do mártir da conjuração, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), todos vão passar em frente ao casarão do inconfidente Carlos Correia de Toledo e Melo (Padre Toledo), local das primeiras reuniões contra a até então Capitania das Minas Gerais.

Na ocasião, o prefeito de Tiradentes, Ralph de Araújo Justino, será laureado com uma placa que simboliza o apreço dos criadores pela riqueza cultural e histórica do município. Gastão de Oliveira Ribeiro Resende Filho, da Fazenda Palestina, falecido recentemente, será o grande homenageado desta cavalgada. Seus esforços na preservação da raça serão imortalizados neste encontro da Família Campolina com um gesto singelo, mas de valor sentimental imensurável.

Todos vestirão uma camiseta com seu nome quando estiverem próximos da cidade mineira. Em seguida, visitarão a Palestina, em Entre Rios de Minas (MG), sendo recepcionados pela família do criador. Depois, seguem para a região central do município para a celebração de uma grande missa campal. Após as bênçãos, o grupo passa pelo Hospital Cassiano Campolina, construído com parte da fortuna da Cassiano Antônio da Silva Campolina, patriarca da raça. Este legado deixado para a modernidade assiste, ainda hoje, a saúde da população de Entre Rios e região, mesmo recebendo pouco apoio financeiro.

Por fim, acompanharão haverá a oficial da famosa escultura do Cavalo Campolina, patrocinada pela ABCCCampolina e criadores apaixonados pela raça. Essa obra imponente, esculpida pelo artista Plástico Zê Vasconcelos, repousa no trevo de acesso ao município e já é admirada por milhares de pessoas.

Pensando em uma solenidade grandiosa, ABCCCampolina optou por realizar uma inauguração oficial, com a presença da diretoria, dos representantes dos núcleos da raça espalhados pelo Brasil, criadores, usuários e outros admiradores do Cavalo Campolina. E para que tudo saia como previsto, a organização ganhou reforço extra do Núcleo Oeste Mineiro dos Criadores do Cavalo Campolina, sediado em Divinópolis (MG), a comitiva “Os Tropeiros”, que tem grade experiência em cavalgadas, e do criador Nelson Grassi, do Haras Dona Flor, em Pará de Minas (SP).

Grassi, que promove e participa de muitas cavalgadas em sua região , entende que são nelas que a funcionalidade do Cavalo Campolina se confirma. “Com apenas dois cavalos já viajei até Aparecida do Norte, em São Paulo. É como dizia o criador Márcio de Andrade: ‘O Campolina é um cavalo forjado para transpor montanhas nas longas cavalgadas’”, relembra Grassi, ressaltando que a raça vive um momento de transição de mercado e que essa exposição da marcha Campolina se faz mais necessária do que nunca.

O grupo passará perto de trechos da Estrada Real que foram decisivos à constituição do Cavalo Campolina, como a Linha Férrea de Queluz, em Queluzito (MG), palco da lendária cavalhada organizada por Cassiano Campolina em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que resultou no início da seleção do Cavalo Campolina. Segundo a lenda, desconsolado pela derrota, ele se dirigiu ao monarca prometendo-lhe uma possível revanche. Pensando nisso e também nas demandas existentes na época, passou a selecionar seu plantel por porte, andamento e agilidade.

Cronograma – A inscrição para a “Cavalgada das Cavalgadas” custará R$ 250,00. Podem participar cavalos e mulas de qualquer raça, mas apenas aqueles montados num Campolina ou mula Pêca registradas (hibrido do jumento Pêga em égua Campolina) concorrerão a prêmios que serão sorteados. Um caminhão e três motos darão todo suporte necessário, além de um veterinário e um ferrageador. O pacote inclui ainda feno para os animais, lanches e muita moda de viola ao longo do percurso.

Cavalos poderão ser alugados com o criador Adriano Trindade, que se encarregará de entregá-los e retirá-los ao fim da cavalgada. Uma festa fechada, regada de muita música e uma churrascada à moda gaúcha, encerram a cavalgada.

Paradas -Um dia antes do início da cavalgada, 3 de setembro, todos se reunirão em uma grande confraternização na Pousada Maria Babosa, em Tiradentes, recepcionados pelo anfitrião Wellerson Cabral, diretor do Núcleo dos Criadores do Cavalo Campolina de Tiradentes. A cavalgada começa oficialmente no dia 4 de setembro, bem cedinho (às 7 horas), pela distância que será percorrida até o Rancho Dourado, em Lagoa Dourada (MG).

Essa propriedade pertence ao criador de jumento Pêga, Vicente de Resende, bisneto do Coronel Eduardo José Resende, conhecido por fundar essa raça. Ele está preparando uma grande recepção para a comitiva. Na ocasião, apresentará alguns exemplares de sua seleção, inclusive, muares PÊCA (hibrido do jumento Pêga em égua Campolina), que, segundo ele, são muito valorizadas.

No dia 5 de setembro, o descanso será no Haras Capadócia, de Luciano Henriques de Castro, na zona rural de Entre Rios de Minas. É um criatório de pequeno porte, baseado em algumas matrizes que trazem em suas linhas genética de Desacato, Angelim e Iluminado de Alfenas, que se diferenciam pela beleza do Cavalo Campolina. Na reprodução, faz uso de cobrições vitalícias de Astral do GDF, garanhão que imprime um andamento espetacular.

PROGRAMAÇÃO

3 de setembro – Confraternização na Pousada Maria Barbosa, em Tiradentes (MG), e solenidade na praça Largo do Sol, às 19 horas.

4 de setembro – Início da cavalgada, às 7 horas, e parada no Rancho Dourado, de Vicente de Resende, em Lagoa Dourada (MG).

5 de setembro – Pernoite no Haras Capadócia, de Luciano Henriques de Castro, em Entre Rios de Minas (MG).

6 de setembro – Homenagem ao saudoso criador Gastão de Oliveira Ribeiro Resende Filho, Missa Campal em Entre Rios de Minas, passagem pelo Hospital Cassiano Campolina, inauguração da Escultura do Cavalo Campolina e festa de encerramento.

Pec Press - ABCCCampolina